Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Facebook
Instagram
Linkedin
Twitter
Youtube
Fale Conosco
Queda do PIB agropecuário no 3º tri ante 2º tri é a maior desde 1º tri de 2012
Publicado em 03/12/2021 às 09h16
O tombo de 8,0% no Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária no terceiro trimestre ante o segundo trimestre, informada nesta quinta-feira, 2, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi o pior desempenho nessa base de comparação desde o primeiro trimestre de 2012, quando houve queda de 19,6% sobre os três últimos meses de 2011.

A queda na comparação interanual, de 9,0%, também foi a maior desde o primeiro trimestre de 2012. Naquele trimestre, houve um tombo de 11,2% sobre os três primeiros meses de 2011.

Pela ótica da demanda, o tombo de 9,8% nas exportações no terceiro trimestre ante o segundo trimestre foi o maior da série histórica do PIB, iniciada em 1996.

Segundo o Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, isso se deveu a uma elevada base de comparação no segundo trimestre.

De abril a junho, as exportações haviam saltado 13,7% ante os três primeiros meses do ano. Foi a maior alta desde os 14,1% do terceiro trimestre de 2006 sobre o segundo trimestre daquele ano. Palis explicou que isso se deveu a um atraso nos embarques de soja, o que acabou concentrando as exportações do grão no segundo trimestre.

Ainda na ótica da demanda, mas na comparação interanual, a alta de 20,6% nas importações sobre o terceiro trimestre de 2020 é a maior desde o quarto trimestre de 2010, quando houve um salto de 24,5%.

Já o PIB de serviços registrou no terceiro trimestre uma sequência de cinco trimestres de alta sobre os períodos imediatamente anteriores, ao subir 1,1% sobre o segundo trimestre.
Fonte: Estadão Conteúdo
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas