Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Facebook
Instagram
Linkedin
Twitter
Youtube
Fale Conosco
Competente X Incompetente
Ou será: competente e incompetente X incompetente competente?
Publicado em 26/07/2021 às 10h47
Foto Notícia
Alguma vez você já se perguntou ou comentou com alguma outra pessoa, "- Como é possível que fulano esteja exercendo tal posição? Ele é tão incompetente!" ou então o contrário, "- Como que sicrano, não consegue crescer na vida? Ele é tão competente, mas parece que não sai do lugar".

Com certeza você já deve ter feito esses questionamentos, e com bastante probabilidade uma porção de vezes.

Pois bem, vamos analisar o que é ser competente e o que é ser incompetente.

O que normalmente chamamos de incompetente, é aquele indivíduo que ocupa cargos mais elevados (pois os que ocupam cargos baixos, normalmente não chamam muito a atenção), e na execução desses cargos, salta aos olhos o quanto eles estão incapacitados para exercê-los.

No entanto, subestimamos muito o lado competente desses indivíduos, pois de algum modo eles conseguiram chegar onde estão e se mantém em seus postos. Via de regra, essas pessoas são muito hábeis em identificar os caminhos que os levam aos postos em que ocupam, e sabem muito bem como manipular as pessoas certas e a quem bajular, bem como, os mecanismos que devem adotar para atingir seus objetivos pessoais. É dispensável falar que esses indivíduos, em geral, são inescrupulosos, e não possuem ética para tirar de seus caminhos os que eventualmente possam ameaçá-los.

Já os que julgamos competentes, mas que não conseguem decolar, normalmente são exatamente o oposto desses indivíduos, acrescentando o fato de serem tímidos em seus anseios, e inseguros quanto às próprias capacidades, sem contar que estão sempre esperando que alguém reconheça suas potencialidades e os descubram.

Por isso não se deve subestimar o dito "incompetente", pois ele é capaz de quebrar uma empresa, mas jamais se dará mal.

Então, empresários, funcionários e cidadãos, olhos bem abertos com os hábeis incompetentes que estão em postos de comandos nas empresas e nos governos.

Até a próxima e muita paz!


Renato Fazzolari
Diretor Geral - AGRHO Recursos Humanos, Psicólogo Organizacional, Terapeuta Transpessoal, Professor Universitário (PUC) e Palestrante.
Os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores, não representando,
necessariamente, a opinião e os valores defendidos pela UDOP.
Últimos Artigos
Foto Articulista
RENATO FAZZOLARI
Entendendo a pesquisa salarial
09/09/2021
Foto Articulista
RENATO FAZZOLARI
O bom ambiente de trabalho
30/08/2021
Foto Articulista
MARCOS FAVA NEVES
Apenas 530 Milhões de Toneladas?
17/08/2021