Facebook
Instagram
Linkedin
Twitter
Youtube
Fale Conosco
Inmet emite alerta de chuvas intensas para o sul de Minas Gerais; MT pode receber mais chuvas pontuais
Publicado em 22/09/2020 às 16h32
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para chuvas intensas no sul de Minas Gerais que é válido para as próximas 24 horas. "Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", afirma o comunicado.

Chove em algumas áreas de café desde segunda-feira (21), o que leva certo alívio para o produtor que aguardava ansiosamente pelas chuvas. Segundos dados coletados pela Procafé, a região cafeeira enfrenta a pior estiagem dos últimos anos e após uma produção de ciclo alta, as plantas já iniciam a próxima safra sentido os impactos do déficit hídrico.

Segundo o modelo Cosmo do Inmet, a tendência é que as chuvas subam mais ao norte do estado mineiro nos próximos dois dias, também com previsão de precipitação entre 20 e 40 milímetros. De acordo com o modelo, apenas o extremo norte do estado deve continuar com tempo seco.

Além de Minas Gerais, o alerta do Inmet é válido para o extremo norte de São Paulo e também do Rio de Janeiro. Nestas duas regiões os modelos indicam chuvas de até 70 mm. Chove também no extremo sul do Espírito Santo, com acumulados previstos entre 20 e 30 mm.


Centro-Oeste

Para as demais regiões do país, continuam sendo previstas chuvas pontuais para o norte do Mato Grosso. As precipitações podem ficar entre 20 e 40 mm. Vale lembrar que em entrevista ao Notícias Agrícolas, o Inmet destacou que o produtor precisa estar atento às condições do solo e que as chuvas desta semana ainda não indicam o retorno efetivo da estação chuvosa.

Também pode chover em áreas do Goiás, também com volumes entre 20 e 30 mm, além de áreas do Tocantins. A tendência é que a partir de sexta-feira, dia 25, o tempo volte a ficar seco em todo o Brasil Central.


Últimas 24 horas

Após um longo período de estiagem, caracterísitco do Inverno - mas que chamou atenção pelas altas temperaturas, o Centro-Oeste do Brasil voltou a registrar chuvas. Segundo dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet, nas últimas 24 horas, áreas do norte do Mato Grosso recebeu entre 15 e 20 mm de precipitação. Choveu também nas demais áreas do Centro-Oeste, como Mato Grosso do Sul e Goiás, porém com volumes mais baixos.

Nas últimas 24 horas, o sul de Minas Gerais também recebeu acumulados entre 15 e 20 mm. Os mesmos volumes foram registrados em todo o estado do Rio de Janeiro.
Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas