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Fila de navios para embarcar acar em Paranagu quase zera com fretes e oferta menor  

11/07/2018 - A fila de navios para embarcar acar no Porto de Paranagu (PR) caiu praticamente a zero na ltima semana, refletindo a menor oferta do adoante para exportao no Estado e as incertezas quanto aos custos com fretes, de acordo com dados da agncia martima Williams e um representante ouvido pela Reuters.

Segundo a Williams, apenas 2 por cento das vendas de acar do Brasil ao exterior nas prximas semanas sairo por Paranagu, com todo o restante sendo embarcado no Porto de Santos.

Embora o terminal paulista seja, de fato, o principal em termos de exportao de acar, o paranaense costuma ter uma participao mais relevante nesses embarques, especialmente em meados do ano, quando a safra de cana no centro-sul do Brasil est em seu pico.

Em julho de 2017, por exemplo, Paranagu respondia por cerca de 20 por cento da programao de exportaes de acar do pas, o maior produtor e exportador global do adoante.

Em nota Reuters, a Associao dos Portos de Paranagu e Antonina (Appa) disse que, "no comparativo com Santos, importante lembrar que So Paulo produz cerca de 80 por cento de todo o acar nacional e que Santos possui logstica ferroviria mais eficiente".

"Devido ao baixo valor do produto, o acar depende do modal ferrovirio para no inviabilizar a produo, ou seja, independentemente da recente negociao da tabela do frete", acrescentou a Appa, referindo-se ao fato de os preos internacionais do adoante estarem perto de mnimas em anos devido ampla produo global.

J o presidente da Associao dos Produtores de Bioenergia do Paran (Alcopar), Miguel Rubens Tranin, avalia que as incertezas quanto aos fretes respondem em parte por essa situao.

"Isso estava ocasionando lentido no negcio em Paranagu, e com isso as tradings, os exportadores, acabaram optando por outro porto... Quem opera aqui, opera em Santos tambm, ento houve um ajuste nas entregas", explicou, destacando esperar que isso seja algo pontual.

O tabelamento de fretes foi uma das medidas adotadas pelo governo para acabar com os protestos de caminhoneiros em maio. A medida provisria que o instituiu est em anlise no Congresso e, desde junho, tem afetado o transporte de mercadorias do agronegcio brasileiro, segundo entidades representativas.


Menos Acar

Tranin ponderou, contudo, que o Estado tem produzido menos acar para exportao, com as usinas focadas na fabricao de etanol.

"Fazia muitos anos que no via uma produo to alcooleira. O que tem sido feito de acar para honrar compromissos anteriores, para cumprir contratos e efetivar negociaes passadas. Naquilo que possvel, o Paran est produzindo etanol", disse.

Conforme ele, neste ano, 50 por cento da oferta de cana no Estado est sendo direcionada produo de etanol, enquanto historicamente esse percentual fica perto de 40 por cento. O Paran deve processar 36 milhes de toneladas de cana na safra vigente, disse.

O centro-sul como um todo tem impulsionado a produo de etanol, considerado atualmente mais atrativo que o acar, cuja produo despencou 27,3 por cento na segunda quinzena de junho, conforme o relatrio mais recente do grupo industrial Unica.

Com isso, espera-se que as vendas brasileiras do adoante ao exterior sejam de fato menores em 2018. No ms passado, os embarques nacionais j diminuram em 1 milho de toneladas, de acordo com dados do governo.

Jos Roberto Gomes
Fonte: Reuters
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