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Brasil tem 135 startups dedicadas ao desenvolvimento do agronegcio  

06/07/2018 - Nos ltimos cinco anos, a participao do agronegcio no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro saltou de 19% para 23%. Boa parte desse avano se deve adoo de novas tecnologias e chegada das agritechs, as startups que esto se multiplicando e fazendo uma nova revoluo no campo, trazendo ganhos de produtividade e aumento de renda aos agricultores.

A exemplo das fintechs, que invadiram o setor financeiro, o fenmeno das inovaes no setor agrcola irreversvel e as empresas comeam a ganhar musculatura financeira para deslanchar nos prximos dois a trs anos. A consultoria KPMG, em parceria com a Distrito, mapeou esse movimento empresarial e contou pelo menos 135 empresas voltadas, exclusivamente, para o desenvolvimento de tecnologias para o mercado agro, em um universo de 7 mil startups em todo o pas.

Na lista de novidades oferecidas pelas agritechs, destaque para as ferramentas voltadas agricultura de preciso, drones e robtica aplicada no campo, uso de satlites, big data, internet das coisas (IoT), inteligncia artificial e sistemas de gesto em nuvem.

"A busca por inovao no s uma prioridade, mas uma necessidade em um ambiente econmico altamente complexo e de crescente presso por parte dos consumidores, governos e reguladores que demandam mais eficincia, controle, rastreabilidade e sustentabilidade", diz Andr Luiz Monaretti, scio da KPMG Agronegcios.


Tecnologia

Outro ponto que tem ajudado a tecnologia a chegar mais rapidamente ao campo a mudana de cultura dos agricultores, hoje mais abertos s novidades e s facilidades introduzidas por sistemas digitais. "A maior aceitao da tecnologia pelo agricultor o primeiro ponto desse avano grande das agritechs. Isso tem impacto diretamente no crescimento do nosso segmento", afirma Rafael Ribeiro, gerente-executivo da Associao Brasileira das Startups (ABStartups), entidade que nasceu para organizar o crescimento dessas empresas no pas, hoje com mais de mil associados e cerca de 7 mil registradas, "com CNPJ e faturamento".

At pouco tempo atrs, lembra Ribeiro, o agricultor utilizava muito a sua intuio na hora de plantar, mas hoje isso est sendo substitudo por informao e tecnologia trazidas pelas startups agrcolas. Alm dos agricultores, principais alvos desses empreendedores, as agritechs tambm esto atraindo investidores de peso. Grandes companhias nacionais e internacionais viram nesse negcio uma oportunidade de investimento e uma forma de participar desse mundo de inovaes e se reinventar para acompanhar as mudanas e, claro, continuar gerando valor nos seus mercados. Razen, Monsanto, Bayer e Basf so algumas que passaram a investir pesado nessas novas empresas.

A SP Venture, gestora de investimentos em venture capital de So Paulo, elegeu, desde 2013, as startups de agricultura como prioridade sua estratgia de fomento. Eleita uma das 10 maiores investidoras ativas do mundo, a agncia destinou cerca de R$ 60 milhes para fomentar cerca de 20 agritechs.


Internet

Francisco Jardim, scio-diretor da SP, diz que essa onda de startups agrcolas no Brasil ganhou relevncia, porque a internet alcanou um bom grau de maturidade e h muita tecnologia disponvel para uma srie de produtos e servios destinados ao setor agrcola. Mas, pondera o executivo, ainda existem desafios a serem vencidos, como a melhoria das conexes nas reas rurais, onde apenas 39% das pessoas conseguem navegar na rede, metade do ndice das que vivem nas cidades.

Segundo Jardim, as empresas voltadas para a implementao de tecnologias no campo esto, pelo menos, trs anos atrasadas em relao as fintechs do setor financeiro, por conta dessa lentido na implantao de infraestrutura tecnolgica nas regies mais remotas e onde esto grande parte dos produtores rurais e suas fazendas. "As transformaes que esto acontecendo no campo andariam mais rpido se houvesse infraestrutura adequada", observa o executivo, salientando que, apesar da precariedade das conexes, estudos mostram que, de cada 10 agricultores brasileiros, sete acessam a internet, 97% so usurios do WhatsApp e do Facebook, e utilizam o smartphone para isso.


Produtividade

Rafael Coelho, CEO da Agronow, startup voltada ao mercado agro em toda a cadeia, especializada em mapeamentos e previso de produtividade para a gesto agrcola e monitoramento de safras, no tem dvidas de que a adoo de tecnologias pelos produtores agrcolas brasileiros est apenas comeando e segue o modelo americano de levar inovao e produtividade para o campo. Mas lembra que o mercado brasileiro ainda est amadurecendo.

"J vi muita gente do mercado de tecnologia que conhecia muito de inovao e pouco de agricultura. Hoje, j se sabe que tecnologia importante, mas preciso entender de agricultura e um pouco a cabea do agricultor. Vender nossas ideias para os produtores no uma tarefa fcil", explica o CEO da Agronow. Em um futuro muito prximo, o CEO da Agronow espera que as fazendas pequenas (com cerca de 2 mil hectares) passem a adotar estruturas empresariais e a investir mais em tecnologia, da mesma forma que as grandes fazem hoje.


Dinheiro

Para aproveitar esse novo ciclo de desenvolvimento, a Agronow est captando recursos para levar seus produtos para a vizinha Argentina e expandir a rea de inteligncia artificial para poder trabalhar com anlises mercadolgicas cada vez mais macro, de forma automatizada e periodicidade semanal. "Das anlises mercadolgicas que fazemos hoje (como soja, milho e cana-de-acar), queremos colocar trigo e algodo e fazer isso por estado, regio ou pas".

O executivo afirma ainda que as agritechs, aos poucos, esto conquistando a confiana dos agricultores e a criao de hubs de fazendas - locais onde so realizados testes e experimentaes - o que tem ajudado muito nesse crescimento. "Poucos agricultores querem ser os primeiros a experimentar. Eles querem saber os resultados que foram conseguidos antes, ou como foi em outra fazenda ou no seu vizinho. Ningum quer se arriscar no pioneirismo", conta Coelho. Por isso, a necessidade de aumentar o nmero das chamadas "fazendas alfa", como as que existem em Cuiab, no Mato Grosso, e em Piracicaba, interior de So Paulo, a chamada "Vale do Silcio" do agronegcio brasileiro.

Como diz Monaretti, da KPMG, fomentar o desenvolvimento tecnolgico imprescindvel para o Brasil ter um agronegcio cada vez mais inovador, competitivo e sustentvel.

04/07/18
Lino Rodrigues
Fonte: Fonte: Correio Braziliense
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