Segunda-feira, 15 de outubro de 2018
:
EDITORIAS
Agência UDOP | Açúcar | Biodiesel | Cana-de-Açúcar | Combustíveis Fósseis | Diversas | Economia
Energia | Espaço Datagro | Etanol | Fórum de Articulistas | Opinião | TV UDOP | Últimas Notícias
Etanol Aumentar a letra    Diminuir a letra
Scania lança na Europa motor de 13 litros movido por etanol  

11/06/2018 - Já foi a época que nós tínhamos carros, motos, ônibus e até caminhões abastecidos unicamente com álcool. A matriz energética única no mundo para atendimento de uma frota tão grande, fazia do Brasil outro universo, mas o tempo passou e a evolução chegou para quase tudo, menos para o combustível vegetal derivado da cana-de-açúcar, que apenas mudou de nome e agora é o popular etanol. Ainda distante do velho continente em volume, embora os EUA colham do milharal seu E95, a Europa começa a dar os primeiros passos em algo semelhante, o ED95.

O chamado bioetanol é o que moverá o motor Scania DC13-157, que tem seis cilindros em linha e foi originalmente desenvolvido para ser um propulsor diesel, mas agora a marca sueca atualizou-o com um novo sistema de injeção de combustível e componentes mais resistentes para suportar a corrosividade do álcool, mas também ganhou alterações nos pistões para aumentar a compressão, vital para que o etanol possa ter rendimento maior no caminhão nórdico. Mas, um item fundamental nisso tudo é a ignição.

Como o DC13-157 ainda é um motor de ciclo diesel, virtualmente é impossível detonar o etanol sem o uso de velas de ignição por centelha. Mas, como já foi provado pelos paulistanos e habitantes do Grande ABC, motor diesel pode sim usar álcool, desde que haja pelo menos 5% de um reagente ignitor, que permite ao combustível vegetal entrar em combustão por compressão, método básico que agora está sendo chamado de HCCI em futuros motores a gasolina.

Assim, o ED95 é constituído basicamente de 95% de etanol e 5% de aditivo para ignição por compressão. O exemplo dado acima, em referência à Grande São Paulo, é porque essa tecnologia foi testada em ônibus urbanos da região e da mesma forma com um motor diesel modificado para usar álcool. Na Europa, o combustível renovável está sendo considerado para muitas aplicações.

Num motor diesel como o DC13, ao ser abastecido com ED95, a emissão de CO2 é reduzida em até 90%, mas a média é 50% em relação ao diesel e 70% abaixo do limite do Euro 6 para particulados. Com 410 cavalos e 218,4 kgfm, o propulsor da Scania tem pleno funcionamento para as aplicações que foram determinadas à ele, geralmente urbanas ou em áreas de alta concentração de poluentes atmosféricos, ajudando assim na desaceleração da contaminação local.

Seu uso não alterou as principais capacidades do propulsor, muito menos em termos de manutenção, com a troca do óleo lubrificante sendo feita a cada 45.000 km e a limpeza dos bicos de injeção em intervalos de 90.000 km, por exemplo. Na Europa, nem todos os países da Comunidade Europeia possuem o ED95 disponível no mercado de combustíveis.

Ricardo de Oliveira
Fonte: Notícias Automotivas
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Enviar por e-mail Imprimir
Clipping de Notícias UDOP
Inscreva-se e receba as novidades do setor.
    
Notícias Relacionadas
15/10/18 - Açúcar se consolida acima dos 13 cents/lb em Nova York
  - Etanol: hidratado valoriza 1,77% e anidro sobe 2,22% nas usinas paulistas
  - Receita com o etanol deve crescer 24%, para recorde de R$ 54,7 bi
11/10/18 - Geração a biomassa cresce 9% no Brasil em 2018
  - Plataforma ajuda logística do agronegócio
  - Moagem de cana cai 31% na segunda quinzena de setembro
  - Etanol: receita deve crescer 24% para recorde de R$ 54,7 bi em 2018/19, estima MacroSector
  - Etanol/EUA: produção sobe 2,46% para 1,040 milhão de barris/dia
  - Dólar pressiona e açúcar recua 12 pontos em NY
10/10/18 - No Centro-Sul, 66% da cana é direcionada para produção de etanol
Para enviar a notícia, basta preencher o formulário abaixo.
Todos os campos são de preenchimento obrigatório!
 
Scania lança na Europa motor de 13 litros movido por etanol
 
Seu nome:
Seu e-mail:
Destinatário:
E-mail destinatário:
(separe mais de um e-mail por ,)
Comentário:
 
 
A UDOP

• Associadas
• Associe-se
• Estrutura Administrativa
• Nossa História
• Missão, Visão e Objetivos
• Troféu da Agroenergia
• Serviços Prestados
• Vídeo Institucional
• Apoio Cultural
• Contatos
Institucional

• Comitês de Gestão
• Convênios e Parcerias
• Legislação
• Sustentabilidade
UniUDOP

• A UniUDOP
• Agenda
• Aulas/Palestras
• Comitês de Gestão
• Congresso Nacional da Bioenergia
• Pós-Graduação
• Qualifica
• Seminário UDOP de Inovação
• Apoio Cultural
Imprensa

• Agência UDOP de Notícias
• Últimas Notícias
• Fórum de Articulistas
• Galerias de Fotos
• Mídias Sociais
• RSS
• TV UDOP
• Apoio Cultural
• Contatos
Dados de Mercado

• Boletins
• Comércio Exterior
• Consecana
• Cotações
• Indicador - Açúcar
• Indicador - Etanol
• Produção Brasileira
Serviços

• Biblioteca Virtual
• Bolsa de Empregos
• Bolsa de Negócios
• Calendário de Eventos
• Guia de Empresas
• Índice Pluviométrico
• Pesquisas UDOP
• Previsão do Tempo
• Usinas/Destilarias
Mapas

• Usinas/Destilarias
• Bacias Hidrográficas
UDOP - União dos Produtores de Bioenergia
Praça João Pessoa, 26 - Centro - 16.010-450 - Araçatuba/SP - tel/fax: +55 (18) 2103-0528

2012 - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento:
/